Você tem uma suspeita de quem é o pai de seu filho, mas não pode dizer com certeza? Você não consegue convencer o suposto pai dos benefícios de um teste de paternidade, ou ele simplesmente não está disposto a cooperar? Nesses casos, você pode aplicar um teste de paternidade através dos tribunais. O pai suspeito terá que fornecer DNA e assim ajudar a esclarecer.

Reconhecimento da criança

O suposto pai de seu filho não quer reconhecer a paternidade, por exemplo, por causa dos deveres que o acompanham, ou por algum outro motivo possível? Nesse caso, você pode inicialmente propor ao suposto pai a realização de um teste de paternidade. Em muitos casos, o suposto pai vai querer cooperar com isso.

Não parece ser o caso? Então você tem a opção de fazer um teste de paternidade por meio de um processo judicial. Lembre-se de que, nesse caso, você precisará de um teste de DNA legalmente válido. Se o suposto pai estiver disposto a cooperar, um teste de paternidade informativo é suficiente para sua tranquilidade. Ambos os testes produzem o mesmo resultado confiável. Um teste de paternidade legalmente válido requer apenas um procedimento mais rigoroso para garantir algumas coisas legalmente.

Forçar teste de paternidade

Tanto a mãe de uma criança quanto a própria criança podem fazer um teste de paternidade no tribunal. As seguintes condições se aplicam para isso:

A mãe pode fazer o teste de paternidade até o 5º ano da criança.
Uma criança sempre pode solicitar um teste de paternidade.

Um pai só pode solicitar ao tribunal autorização de substituição para o reconhecimento do seu filho se a mãe o tiver recusado à nascença. Um pai não pode impor um teste de paternidade.

Realize um teste de DNA legalmente válido

Você quer fazer valer um teste de paternidade por meio de um processo judicial? Nesse caso, lembre-se de que você deve usar um teste de paternidade legalmente válido. Isso significa que a administração do teste de paternidade deve atender a uma série de condições estritas, que não se aplicam se você desejar fazer um teste de paternidade informativo para sua tranquilidade. Com base nessa validade jurídica, o tribunal pode então tomar uma decisão, por exemplo, sobre os direitos ou obrigações do pai e da mãe. Gostaria de mais informações primeiro? Por favor, não hesite em contactar-nos.